Essa Páscoa foi diferente para a maioria de nós em algum aspecto. Falando unicamente sobre comida, fiz essa postagem pra compartilhar o que eu fiz nesse domingo de Páscoa aqui em casa. Algumas coisas foram improvisadas, mas tudo ficou bem gostoso e dá pra servir em qualquer dia do ano.
Fiz panquecas americanas para o café-da-manhã: misturei 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de açúcar demerara, pitada de sal, mexi, adicionei 2 colheres (chá)́ de fermento químico. Fiz um buraco no meio, despejei 1⁄2 xícara (chá) de leite de amêndoas, 2 colheres (sopa) de óleo de coco. Enquanto mexia com o fouet, fui despejando mais 1⁄2 xícara (chá) de leite. Rendeu 8 mini panquecas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Passei manteiga de amendoim de chocolate entre as panquecas: processei 300 g de amendoim torrado com 2 colheres de sopa de óleo de coco, 3 colheres de sopa de xilitol e 4 colheres de sopa de cacau em pó 75%.
O César preferiu cobrir as panquecas dele com gotas de chocolate.
No almoço eu não tinha todos os ingredientes em casa pra fazer o assado de Páscoa, então improvisei com o que tinha em mãos. Fiz essa travessa enorme com a intenção de sobrar pro almoço do dia seguinte... não sobrou... acho que ficou gostoso! 🤩
Usei batata, pimentão vermelho e amarelo, ervilha (congelada), grão de bico (enlatado) e temperei com sal, pimenta, muito azeite, tomilho e alecrim da horta. Faço esse assado todos os anos, confira a receita e outras opções de ingredientes AQUI.
Fiquei com vontade de fazer algo doce pra simbolizar a Páscoa. Também precisava fazer um bolo para o café do dia seguinte. Pensei em fazer um bolo de cenoura, perfeito 😃, mas não tinha cenoura 🥺, em seguida lembrei da cúrcuma 🤩
No improviso, acabei criando uma receita de cupcake de cúrcuma, comemorei a Páscoa e garanti o café-da-manhã! Quase sempre que me encontro nessas situações, acabo sendo obrigada a improvisar e muitas vezes sai coisa boa. Tente improvisar também, não saia de casa pra comprar ingredientes que não tem só pra seguir uma receita, em tempos de covid-19 não corra riscos desnecessários na rua.
Vamos aos biscoitinhos! Bati na batedeira: 3 colheres (sopa) de manteiga vegana, 1/3 de xícara (chá) de açúcar refinado e 3 colheres (sopa) de leite vegetal de amêndoas. Depois adicionei 1 xícara de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de ovo em pó vegano (só o pó mesmo, sem a água) e bati até virar uma massa homogênea. Coloquei a massa entre duas folhas de papel manteiga, abri com um rolo e levei pra geladeira por 1 hora, depois eu cortei os cookies com o cortador e assei no forno pré-aquecido a 180 °C por uns 15 minutinhos. Esperei esfriar e guardei em um potinho de vidro bem tampado.
Agora o cupcake de cúrcuma. Em uma tigela, coloquei 6 colheres (sopa) de leite de amêndoas e 3 colheres (sopa) de farinha de grão-de-bico, misturei com fouet, depois juntei 2 colheres (sopa) de óleo de coco e misturei de novo. Adicionei 4 colheres (sopa) de xilitol, misturei. Por fim, juntei os secos (peneirados): 1/2 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó => coloquei metade, misturei e depois a outra metade. Misturei o fermento químico em pó (1 colher de chá) na massa, distribui nas forminhas de mini cupcakes e levei pra assar em forno pré-aquecido a 180 °C por uns 20 minutos. Esperei esfriar completamente e decorei com manteiga de amendoim com chocolate (que usei nas panquecas do café-da-manhã) e um biscoitinho de coelho. Rendeu 10 mini cupcakes fofos ❤
Espero que tenha tido uma feliz Páscoa! Se quiser dar uma olhada nas receitas que eu fiz na Páscoa anterior, clique no link abaixo:
Veja também: O QUE EU COMI NA PÁSCOA EM 2019