Quem aí percebeu que estamos na época de couve-flor? Eu amo essa belezinha e já fazia um tempão que não a encontrava, mas foi só esfriar um pouco por aqui que elas apareceram lindas e vistosas.
Coincidentemente ou não, o assunto couve-flor surgiu recentemente em uma conversa com uma amiga. A Mari me disse que tinha feito um prato super gostoso, mandou foto, explicou a receita dela e poucos dias depois lá estava eu com uma couve-flor em casa também! kkk
Confesso que fiquei surpresa com o resultado, não sabia que iria ficar tão maravilhoso como ficou e com certeza vou repetir outras vezes! Eu mudei um pouquinho a receita dela porque não tinha todos os ingredientes em mãos, então dá pra adaptar facilmente conforme o gosto particular de cada um. Outra coisa que amei, é que tudo é feito em uma panela só, então sobra pouca louça pra lavar depois 🙌🏻
Como fazer cuscuz de couve-flor
INGREDIENTES
- 1/2 couve-flor grande
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 1 abobrinha média
- 2 cenouras médias
- Azeite, sal, pimenta-do-reino e cúrcuma
- 1 limão
- Cheiro verde a gosto
- Castanhas do Pará (ou outra castanha que preferir)
- Pimenta rosa e coentro para decorar
MODO DE PREPARO
- Higienize a couve-flor e separe os floretes. Coloque no processador e processe por menos de 1 minuto, que é tempo suficiente para obter uma textura mais fina e delicada. Não processe por muito tempo senão vira uma pasta.
- Pique a cebola, o alho, o cheiro verde e reserve. Corte a abobrinha e a cenoura em pedaços pequenos e uniformes e reserve.
- Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue ligeiramente a cebola. Acrescente a abobrinha, refogue por uns 2-4 minutos e acrescente a cenoura e a couve-flor. Tempere com o sal, pimenta e cúrcuma, misture. Abra um espaço entre os vegetais na panela, regue com azeite e coloque o alho, refogue por 1 minuto e misture-o aos demais ingredientes (feito assim, o sabor do alho fica bem mais evidente). Cozinhe até os vegetais estarem tenros, porém firmes. Não feche a panela com a tampa.
- Verifique o tempero e esprema o limão por cima dos vegetais. Misture bem, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde e as castanhas picadas. Decore como preferir.
- Sirva quente ou gelado.
Rendimento: 4 porções. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: rápido.
NOTAS
Eu coloquei os vegetais nessa ordem porque eu prefiro comer vegetais al dente. Por isso, os mais duros e em pedaços maiores (abobrinha, cenoura) entram primeiro e os mais macios, menores (couve-flor) e folhas (espinafre) depois. Na receita da minha amiga, ela colocou suco de laranja no lugar do limão. Ela também usou espinafre e eu não tinha, mas se tivesse, teria acrescentado em seguida do alho. Ah, e ela também colocou uva passa que eu não tinha!


Assista os meus últimos VÍDEOS:
💚 Acompanhe o graocombico no Instagram e assista nossos vídeos no YouTube
🌱 Experimente também essas receitas com couve-flor: couve-flor à milanesa com molho picante, yakisoba de legumes