Como fazer cabotiá recheada
Uma sugestão deliciosa para uma ocasião especial (ou não! rs)
Aqui em casa nós comemos bastante cabotiá, como eu contei algum outro dia. Alguns motivos disso: ela é muito gostosa, super versátil, demora muito tempo pra estragar e é muito barata. Essa é uma receita pra se fazer no fim-de-semana ou algum dia que quiser passar mais tempo na cozinha, porque ela demora um pouquinho. Mas, vale a pena, fica muito boa e super bonita! #especial1anoGCB
- 1/2 xícara (chá) de sementes de quinoa
- 1 cabotiá (cortada ao meio)
- 1 tomate picado
- 1 cebola picada
- Manjericão fresco
- 1 1/2 xícara (chá) de palmito pupunha picado
- Azeite, sal e pimenta
MODO DE PREPARO
- Em uma tigela, coloque a quinoa, cubra com água e deixe de molho por algumas horas. Depois escorra e lave bem. Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e cozinhe por 20 minutos. Se sobrar água, escorra. Reserve.
- Pegue uma metade da cabotiá. Retire as sementes, mas deixe a casca e tempere com azeite, sal e pimenta. Em uma panela, adicione dois dedos de água e a cabotiá. Tampe e cozinhe até ela estar bem macia. Reserve.
- Cozinhe a outra metade da cabotiá como preferir. Eu cortei em pedaços menores e assei a 220 ºC até estar bem macia (cerca de 25 minutos). Retire a casca e amasse com garfo até formar um purê. Reserve.
- Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Acrescente o tomate, refogue, depois o purê de abóbora (coloque a quantidade que achar necessário*), a quinoa e o palmito. Acerte o sal e a pimenta, misture bem e desligue o fogo.
- Coloque o recheio dentro daquela metade da cabotiá que foi cozida. Decore com manjericão e regue com azeite. Sirva quente.
Rendimento: 2-3 porções. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: médio.
NOTAS
* Dependendo da quantidade de purê, não é necessário colocar tudo. Se sobrar purê, aproveite pra fazer esse panini de cabotiá que é muito delicioso!
Veja mais fotos no nosso Instagram @graocombico