Veganizei meu bolo preferido durante a infância
O bolo Cristina
Essa semana eu fiz aniversário e queria aproveitar para compartilhar uma receita que marcou minha infância. Quando eu era bem pequena, adorava um bolo que minha mãe fazia e vivia pedindo esse bolo pra ela. Gostava tanto que ela deu o meu nome para o bolo!!! ❤︎ Já na adolescência, quando eu passei a me interessar pela cozinha, comprei um caderno para escrever receitas (sou dessa época rs)… advinha qual é a primeira receita desse caderno? Bolo Cristina!!! Tirei foto dessa página (logo abaixo) e vocês vão ver que além dela estar manchada e encardida, tem uma etiqueta dizendo que era “minha especialidade”, hahaha! Também irão perceber pela receita, que tenho um gosto bem simples para bolos, isso não mudou de lá pra cá. Não que eu não goste de bolo de festa, pelo contrário, é só uma preferência maior pela simplicidade. Pra curtir esse momento nostálgico, eu decidi veganizar essa receita que há mais de 1 século eu não comia. Veganizar receitas doces é quase sempre um desafio, mas quem não gosta de um desafio né! O bolo deu certo de primeira e adorei o resultado, depois fiz de novo trocando alguns ingredientes e adorei também, então vou manter o site atualizado sempre que eu testar ingredientes diferentes. Aproveito pra agradecer minha mami que criou esse bolo pra mim e que sempre me alimentou de amor, o melhor ingrediente de qualquer receita! Espero que ela goste da minha versão vegana (e faça pra mim, hehehe)! #especial1anoGCB
- 2 colheres (sopa) de sementes de chia*
- 6 colheres (sopa) de água
- 3/4 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de suco de fruta (usei o de laranja)**
- 1 1/2 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
- Em uma tigela, adicione a chia e as seis colheres de água. Mexa e aguarde alguns minutos, até a chia soltar um gel pegajoso.
- Adicione o açúcar e mexa.
- Adicione o suco (ou leite) e o óleo e mexa.
- Adicione metade da farinha com uma peneira e mexa. Repita o processo com o restante da farinha, o fermento e o sal. Misture até a massa ficar homogênea.
- Transfira a massa para uma forma untada (com óleo) e enfarinhada. Usei uma forma redonda com furo no meio com 20 cm de diâmetro.
- Asse em forno pré-aquecido a 180 ºC por 35 minutos (faça o teste do palito: espete um palito e, se ele sair limpo, estará pronto).
- Aguarde esfriar e desenforme.
Rendimento: 1 bolo. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: médio.
NOTAS
O bolo que minha mãe fazia era bem grande e eu decidi reduzir a quantidade de ingredientes para obter um bolo menor.
* A semente de chia deixa o bolo mais escurinho, com uma textura super fofa, acho que deu um “tchã” a mais! Se preferir a massa clara, pode substituir a semente de chia por farinha de linhaça dourada (fotos abaixo).
** Também dá certo com leite vegetal, já fiz com leite de soja.
Experimente também: muffin vegano de banana
* A semente de chia deixa o bolo mais escurinho, com uma textura super fofa, acho que deu um “tchã” a mais! Se preferir a massa clara, pode substituir a semente de chia por farinha de linhaça dourada (fotos abaixo).
** Também dá certo com leite vegetal, já fiz com leite de soja.
Experimente também: muffin vegano de banana
Veja como a massa fica clara quando é feita a substituição da semente de chia por farinha de linhaça dourada:
Veja mais fotos no nosso Instagram @graocombico