Pudim de chia e atemoia

Há poucos dias estava visitando meus pais e minha mãe me deu uma fruta do conde colhida do quintal dela, mas acabei esquecendo de trazer pra minha casa…! Bom, lá estava eu fazendo compras no mercado poucos dias depois quando vi uma montanha de atemoia, um híbrido de duas anonáceas: a fruta do conde e a cherimoia. Eu não me lembrava da última vez que comi uma fruta dessa, então trouxe uma pra casa! Ela amadureceu rápido ou talvez o tempo voou e não percebi, mas fato é que eu não consegui comer a fruta de tão doce que ela era. Foi então que resolvi fazer um suco (que nem precisou de açúcar) que rendeu três copos… bebi dois (delícia!) e o terceiro eu tive a ideia de fazer um pudim de chia com atemoia. Olha, foi uma experiência que eu não sabia se daria certo, mas ficou tão gostoso que já estou compartilhando logo a receita pois essas frutas da estação costumam acabar rápido!

INGREDIENTES
  • 1/2 xícara (chá) de suco de atemoia*
  • 2 colheres (sopa) de sementes de chia
  • Fruta de sua preferência (usei 1 banana)
  • Xerém de castanha de caju (opcional)

      MODO DE PREPARO 
      1. Coloque o suco de atemoia em um copo ou taça de sobremesa.
      2. Adicione as sementes de chia e misture muito bem.
      3. Leve para a geladeira por pelo menos 2 horas ou até obter a consistência firme de pudim.
      4. Retire o pudim da geladeira quando for consumir e acrescente a coberturas de sua preferência. Eu adicionei banana cortada em rodelas e um punhado de xerém de castanha de caju.
      5. Sirva gelado.

            Rendimento: 1 pudim. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: rápido.

            NOTAS
            * Para fazer o suco, bati no liquidificador a polpa de 1 atemoia (sem as sementes) com 1 xícara de leite vegetal (usei o de sementes de melão porque era o que eu tinha em mãos, mas pode ser substituído por outro ou até mesmo água). Como a atemoia estava bem madura, não precisei adoçar com nada. Se não for consumir o suco imediatamente, sugiro adicionar um pouco de suco de limão porque a atemoia oxida e o suco escurece em pouco tempo depois de pronto.

            Experimente também: pudim de chia e banana

              


            Veja mais fotos no nosso Instagram


            Nenhum comentário:

            Postar um comentário

            Translate

            @graocombico