Doce de abóbora

Outro dia estava fazendo minhas compras quando vi uma moranga linda que imediatamente me fez lembrar da adolescência quando minha mãe fazia um doce de abóbora delicioso. Levei a abóbora pra casa e passados dois dias liguei pra minha mãe me ensinar a fazer! Quando pronto, o perfume desse doce invadiu a minha cozinha e me fez viajar ao passado, obrigada mãe! ❤️😍
compota de abóbora

INGREDIENTES
  • 1 1/2 kg de abóbora (usei a moranga)
  • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar (usei o refinado)
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • Cravo da Índia à gosto*

      MODO DE PREPARO 
      1. Corte a abóbora em pedaços médios e descasque.
      2. Em uma panela com fundo grosso, coloque a abóbora e o açúcar. Misture.
      3. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 35-40 minutos. Fique atento para a água (liberada pela abóbora) não secar completamente antes do tempo do cozimento da abóbora. Abaixe o fogo se necessário, não adicione água.
      4. Após 40 minutos, adicione o bicarbonato de sódio e mexa bem. É normal levantar uma espuma nessa etapa por causa da reação do bicarbonato. Adicione os cravos também.
      5. Continue o cozimento com a panela destampada até a água secar quase por completo. Desligue o fogo.
      6. Sirva gelado.**

              Rendimento: 3 vidros de 320 g. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: médio.

              NOTAS
              * Muitas pessoas não gostam do cravo inteiro então substitua pelo cravo em pó, mas não deixe de colocar porque fica delicioso!
              ** Pra mim, essa receita rende bastante porque gosto de comer pequenas porções. Então eu armazeno em vidros pequenos, previamente esterilizados.

              Como esterilizar vidros em casa: Coloque água em uma panela, os vidros e as tampas e deixe-os mergulhados nessa água por 10-15 minutos após iniciar fervura. Coloque o doce de abóbora ainda quente nos vidros até quase a borda (deixe o espaço de 1 dedo), feche e vire de cabeça pra baixo. Nesse processo, cria-se um vácuo e o doce pode ser armazenado por até 3 meses. Depois de aberto deve ser mantido na geladeira e consumido por até 1 mês.

               

              Veja mais fotos no nosso Instagram


              Nenhum comentário:

              Postar um comentário

              Translate

              @graocombico