Massa de batata doce para quiche

Sou viciada nessa massa de batata doce para fazer minhas quiches, ela fica levinha, fofinha e tem um sabor super suave que combina com qualquer recheio. Eu aproveitei o miolo da abobrinha que sobrou da abobrinha tipo espaguete, refoguei com ervilha fresca e adicionei um molho branco feito com leite caseiro de soja. Ficou uma delícia!
vegan pie

INGREDIENTES
  • 1 batata doce média (usei a rosada)
  • 4 colheres (sopa) de farinha de arroz*
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal (usei o azeite de oliva)
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de flocos de amaranto (opcional)
Para o recheio: 1/2 cebola média, 2 dentes de alho, 1 xícara (chá) de abobrinha, 1 xícara (chá) de ervilha fresca, 1 xícara (chá) de leite vegetal (usei o de soja), 2 colheres (sopa) de amido de milho (ou farinha de trigo), orégano, sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto.

          MODO DE PREPARO 
          1. Em uma panela, cozinhe a batata doce por uns 15 minutos ou até ela ficar bem molinha. Depois de cozida, aguarde a batata esfriar.
          2. Em uma tigela, amasse a batata com um garfo e junte a farinha, o azeite, o sal e o amaranto.** Misture bem até obter uma massa homogênea. Adicione um pouco mais de farinha se a massa estiver grudando muito nas mãos.
          3. Em uma assadeira, modele a quiche com o auxílio das mãos. Não é necessário untar, nem enfarinhar.***
          4. Leve ao forno por 25 minutos à 220-240 ºC. Enquanto a massa assa, prepare o recheio de sua preferência.****
          5. Para o recheio desta receita, refogue a cebola e o alho picadinhos com um fio de óleo vegetal. Depois, adicione a abobrinha em cubos e em seguida a ervilha fresca. Refogue até ficar al dente.
          6. Em um copo, junte o leite vegetal com o amido e misture bem. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada e adicione essa mistura ao refogado. Mexa por uns 10 minutos ou até engrossar. Reserve.
          7. Retire a massa do forno e aguarde esfriar uns 10 minutos. Adicione o recheio e sirva.

                    Rendimento: 2 pessoas. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: médio.

                    NOTAS
                    * A farinha de arroz pode ser substituída pela farinha de trigo, mas eu prefiro a de arroz porque ela é mais sequinha e a textura da massa fica mais gostosa.
                    ** O amaranto é rico em proteínas, por isso gosto de colocar nas receitas, mas ele não muda nem a textura nem o sabor da massa, então é opcional coloca-lo ou não.
                    *** Usei uma assadeira de alumínio com 18 cm de diâmetro e fundo removível.
                    **** Eu basicamente recheio com o que tiver disponível na geladeira, dê uma olhada nessas outras sugestões deliciosas aqui.

                       

                    Veja mais fotos no nosso Instagram


                    Nenhum comentário:

                    Postar um comentário

                    Translate

                    @graocombico