Grão-de-bico | como preparar

Acho que deu pra perceber pelo nome do site que tenho um caso de amor sério com o grão-de-bico! Antes de me tornar vegetariana, eu desconhecia os benefícios desse grão e sua versatilidade, mas em pouco tempo percebi o seu poder na cozinha. Não fico sem ele em casa e consumo praticamente todos os dias. A postagem de hoje traz o passo-a-passo para o preparo do grão-de-bico, desde o demolho, o cozimento e a armazenagem. Aproveite e vá conhecer nosso canal no YouTube pra conferir essa nossa primeira receita em vídeo! Espero que gostem 😍
Assista o vídeo aqui


INGREDIENTES
  • 500 g de grão-de-bico cru
  • Limão ou vinagre (opcional)
  • Água

MODO DE PREPARO 
    1. Em uma tigela, coloque os grãos e cubra com o dobro de água. É importante que a tigela seja bem grande porque os grãos irão inchar e dobrar de volume.
    2. Deixe de molho por 48 horas (ou 8 horas, no mínimo) para neutralizar o fitato. Adicione algumas gotas de limão ou vinagre na água, mas esse passo é opcional.
    3. A cada 12 horas, escorra a água e lave os grãos com água corrente. Cubra os grãos novamente com água. *
    4. Após o tempo de molho, os grãos estão prontos para serem cozidos. **
    5. Na panela de pressão, coloque os grãos e cubra com água. Para cozinhar 500 g, usei cerca de 1 litro de água. Cozinhe por 30-35 minutos após pegar pressão.
    6. Passado o tempo de cozimento, espere a pressão da panela sair.
    7. Escorra a água do cozimento. ***
    8. Separe em porções e armazene na geladeira ou freezer.

    Rendimento: 500 g. Nível de dificuldade: fácil. Tempo de preparo: demorado.


    SUGESTÕES

    * Eu sempre aproveito a água dos molhos e das lavagens pra regar as plantas do meu jardim, por isso coloco uma bacia em baixo do escorredor pra coletar essa água.

    ** Se você estiver com vontade de experimentar uma receita nova quando chegar nesse passo, separe 1 xícara dos grãos pra fazer hommus com grão-de-bico germinado!

    *** Essa água do cozimento é chamada de aquafaba. Ela substitui as claras dos ovos em diversas receitas que pedem claras em neve. Então reserve e armazene na geladeira para usar em outras receitas!


    SaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSaveSave

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Translate

    @graocombico