Se sua intenção é obter o maior valor nutricional de alguns alimentos, deve consumi-los crus ou germinados. Algumas pessoas são adeptas ao crudivorismo e sua relação com o alimento é bem diferente da nossa. Já eu, sou curiosa, rs! Queria saber o sabor do grão-de-bico germinado e também plantar umas mudinhas. O ponto ideal para o consumo é depois de 1-2 dias após o aparecimento da raiz. Na minha foto, já estão muito grandes, eu deixei crescer assim porque plantei e daí é importante ter raízes maiores. Ainda não testei muitas receitas com ele, mas fica gostoso no hommus. Experimente!
INGREDIENTES
- 1 xícara de grão-de-bico cru
MODO DE PREPARO
Rendimento: 1 xícara. Nível de dificuldade: médio. Tempo de preparo: demorado.
- Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e cubra com o dobro de água. É importante escolher uma tigela grande porque os grãos irão inchar e dobrar de volume.
- A cada 12 horas, escorra a água e lave os grãos com delicadeza na água corrente. Cubra os grãos novamente com água. Repita esse procedimento até completar 48 horas.
- Passado o tempo do molho, escorra muito bem toda água. Os grãos devem ficar somente úmidos.
- Transfira os grãos para uma tigela, cubra com um tecido fino e leve para a geladeira (na parte inferior). A germinação dos grãos pode ser feita fora da geladeira (é mais rápido), mas prefiro fazer na geladeira porque a chance de fungar os grãos é menor.
- Todos os dias, retire os grãos da tigela, lave com delicadeza na água corrente, escorra bem toda a água e retorne os grãos para a geladeira. Entre 5-8 dias, os grãos terão germinado.
- Antes do consumo, lave os grãos uma última vez. Retire as cascas dos grãos; elas contém celulose e são de difícil digestão quando não foram cozidas.
Rendimento: 1 xícara. Nível de dificuldade: médio. Tempo de preparo: demorado.
Olá, Cris. Vou fazer aqui em casa. Obrigada pela receita. Abraços, Rosária.
ResponderExcluirOi Rosária, fico feliz por ter gostado. Obrigada pela visita, volte sempre! Abraços, Cris
Excluir